21 de setembro_blog

Todo mundo sabe que o cabelo dos homens é bem diferente do cabelo feminino. Mais espesso, ele tem camadas mais compactas e firmes e por isso é menos poroso e frágil que o cabelo das mulheres, além de crescer muito mais rápido.

Porém, os fios masculinos também são mais oleosos, o que pode causar caspa e dermatite se não forem cuidados da maneira certa. Por isso, separamos algumas dicas para os homens manterem o cabelo mais bonito e muito mais saudável. Confira!

Cuidado especial na hora de lavar

Como o cabelo masculino é geralmente mais oleoso, é muito importante lavar os fios todos os dias. Além disso, é preciso tomar cuidado com a temperatura: a água muito quente incentiva a produção das glândulas sebáceas, o que pode gerar ainda mais oleosidade e/ou caspa.

Quanto ao condicionador, a indicação é não usar todos os dias, a não ser que seu cabelo seja longo ou muito seco. Como os fios masculinos costumam ser curtos, é inviável utilizar o condicionador apenas nas pontas e, se for aplicado em todo o cabelo, a oleosidade com certeza irá aumentar. Por isso, economize: aplique uma pequena quantidade em dias alternados e seu cabelo terá a proteção necessária.

Já se você tem caspa, o cuidado deve ser ainda maior. Ela pode ser causada não só pela oleosidade excessiva, como também por estresse, variações hormonais ou diminuição da imunidade corporal. Por isso, além de lavar os cabelos todos os dias, é ideal investir em um shampoo especializado para eliminar o problema.

Nossa sugestão

Para cuidar dos fios e do couro cabeludo, a linha Daily Use, da Claressence, é a mais indicada. Composta por extratos vegetais de chá verde, menta, gengibre e alecrim, ela previne a queda, tem ação desintoxicante, fortalecedora e antioxidante. Sem causar ressecamento, os produtos deixam os fios livres de impurezas e oleosidade, ficando muito mais fácil controlar a caspa.

Evite chapéus e bonés

Usar esses acessórios com frequência pode dificultar a secagem adequada dos fios, piorando o problema da caspa e provocando a queda. Isso ocorre porque o couro cabeludo fica sem “respirar”, o que pode causar dermatite seborreica. Por isso, deixe os chapéus e bonés para os dias de sol e sempre evite usá-los com os fios molhados.

Fique atento à calvície

Determinada geneticamente, a calvície é um dos problemas capilares mais comuns entre os homens. Por isso, se você possui familiares calvos e notou afinamento dos fios ou rarefação frontal (entradas), vale a pena iniciar um tratamento precoce. Se o problema for realmente hereditário, é possível minimizá-lo utilizando produtos apropriados indicados por um dermatologista.

Hidratação e finalização

Engana-se quem pensa que somente o cabelo feminino precisa de hidratação. Fatores como sol, vento, cloro e água do mar contribuem muito para o ressecamento dos fios. Neste caso, o ideal é hidratá-los com produtos a base de queratina, que irão reconstruir os fios por dentro e por fora, além de repor as proteínas perdidas.

E se você gosta de finalizar o penteado com gel, pomadas ou finalizadores, o ideal é escolher produtos sem álcool, porque assim você evita o ressecamento dos fios. Evite excessos para não deixar os cabelos com aparência de sujos e sempre se lembre de lavá-los diariamente, para retirar os excessos dos produtos.

Nossa sugestão

A linha Kera Insert, da Claressence, é um sistema de cauterização e queratinização que reconstrói os fios interna e externamente, repondo a proteína e proporcionando a nutrição e restauração que os cabelos precisam. Composta por shampoo, fluido condicionante, máscara de reconstrução capilar e finalizador, ela é ideal para repor a massa perdida ao longo do tempo, deixando os fios muito mais resistentes.