30 de março_blog

Hoje em dia os cuidados com os cabelos vão muito além do shampoo e condicionador e quem adora cuidar das madeixas com certeza tem um monte de produtos em casa. Mas é preciso ter muita atenção à forma como eles são aplicados. Na ânsia por potencializar o efeito, muitas vezes exageramos, aplicando uma quantia desnecessária que acaba deixando o cabelo pesado. Mas como descobrir a quantidade certa?

Shampoo

Uma dica bem antiga, mas que funciona direitinho, é medir o produto a partir de uma moeda, levando em consideração o tamanho do cabelo e o tipo de fio. Para quem tem cabelos curtos e finos, por exemplo, o ideal é usar uma quantidade equivalente a uma moeda de 5 centavos. Já se você tem o cabelo mais cheio e pesado, pode se basear em uma moeda de 1 real. Mas só? Sim. Na verdade, o excesso de produto acaba sendo um desperdício. Se for necessário, você pode repetir o procedimento.

Condicionador

Já o condicionador pode ser aplicado em uma quantidade equivalente a uma moeda de 50 centavos, podendo mudar de acordo com o tamanho do cabelo. Lembrando que o condicionador deve ser sempre usado abaixo da altura da orelha, nunca na raiz. E cuidado: usar uma quantidade inferior à necessária também é ruim, já que os fios podem acabar ficando com as cutículas abertas, comprometendo o brilho e a suavidade.

Máscara

Como são usadas para tratamentos mais profundos as máscaras possuem uma forma diferente de aplicação, e tudo vai depender do estado do cabelo. Um cabelo curto muito danificado provavelmente vai precisar de mais produto do que um cabelo saudável e longo. Os fios ressecados têm dificuldade para reter a hidratação e por isso precisam de maior quantidade para obter o efeito desejado.

Leave in

O Leave in tem sido o queridinho das mulheres na hora de finalizar o penteado. Ele é ótimo para proteger os fios do secador e da chapinha, já que forma uma película contra o calor e ainda ajuda a definir os fios. Mas é preciso ter muito cuidado na hora de usar: o excesso de leave in pode deixar as madeixas com textura muito grossa, estragando o efeito da chapinha.

Para medir a quantidade, você pode usar o mesmo método do shampoo: o equivalente a uma moeda de 1 real vale para os fios longos, uma moeda de 50 centavos para os fios médios, e assim por diante.

Mousse

A espuma formada pelo mousse muitas vezes engana, porque além de ser volumosa se dissolve muito rápido. Ou seja, é muito difícil acertar na quantidade. Nesse caso, você pode aplicar uma quantidade do tamanho de uma laranja caso seu cabelo seja longo, e do tamanho de um limão, caso seja curto. Além disso, fique atenta: o mousse serve para definir as madeixas. Por isso, não use com outros produtos, senão os fios ficarão muito pesados e com aspecto super oleoso.