Quando se decide mudar a tonalidade do cabelo, uma das principais preocupações é como manter os fios bonitos e bem hidratados e a cor viva pelo máximo tempo possível. Quando tingidas, as madeixas podem ficar porosas e, por isso, perdem a cor mais rapidamente.

Confira três truques e os cuidados para cada tom de cabelo que ajudam a evitar esse problema e a manter a tonalidade vibrante por muito mais tempo:

1 – Lavagem dos fios

A dúvida mais frequente é se lavar os fios demais pode ajudar na perda da cor. A resposta? Depende. O ponto chave é como se lava o cabelo e o shampoo utilizado. Usar o shampoo correto pode, na verdade, prolongar o efeito da coloração.

A dica é buscar um produto antioxidante, como o shampoo da linha Daily Use Detox, da Claressence, que limpa os fios delicadamente e nutre a fibra capilar. Para quem tem os fios oleosos e precisa lavá-los diariamente, o melhor é passar o shampoo apenas uma vez. Em relação às máscaras, siga as indicações da embalagem à risca e não ultrapasse o tempo prescrito.

Para quem tem mechas, atenção: os óleos capilares de coloração escura podem não ser uma boa opção. Evite também shampoos amarronzados ou cobre, opte sempre por produtos brancos ou transparentes.

2 – Proteja seus fios dos raios UV

Exibir os fios brilhantes ao sol é uma delícia, mas cuidado, os raios UV podem ser prejudiciais e ajudar no desbotamento da cor. Então, tenha sempre à mão um protetor solar capilar, como o All In BB Cream, da Claressence, e abuse e use de acessórios, como chapéus e lenços.

Cuidados para cada tom de coloração

Além dessas dicas, cada tom de coloração precisa de cuidados específicos para a cor ser mais duradoura.

Loiros: esse tom sempre precisa de mais atenção. Invista pesado nas hidratações, no mínimo uma vez por semana, e nas etapas de reconstrução do cronograma capilar, para repor a massa perdida.

– Pretos e castanhos: as madeixas de tons escuros também merecem cuidados especiais para que não desbotem e fiquem frágeis e quebradiças. O ideal é tratá-las com produtos específicos. Uma dica: use tonalizante da mesma cor do cabelo para dar brilho ao fio naturalmente escuro.

– Cabelos ruivos, acobreados e vermelhos: são tons com maior índice de desbotamento, por isso os cuidados devem ser redobrados. Use sempre shampoos antioxidantes, protetor solar e hidrate-os bastante.