Seu cabelo é liso ou cacheado? Crespo ou ondulado? “Mais ou menos” liso? “Mais ou menos” cacheado? É bem difícil responder a essas perguntas, não é mesmo? Isso porque existem vários tipos de cabelos – e nenhum é igual ao outro – e saber identificar o seu pode ser muito útil na hora de cuidar e de escolher os produtos corretos.

Pela classificação mais comum há quatro tipos de fios, do liso ao crespo. E dentro desses há os tipos “A”, “B” e “C”, que dizem respeito aos cachos mais abertos e aos mais fechados. Parece complicado, mas, na verdade, é bem prático e fácil. Confira quais são as características de cada cabelo e saiba rapidamente a identificar o seu:

Tipo 1

tipo 1

– 1A: é aquele liso chapado, bem fino e escorrido, que não pega babyliss e tem muita dificuldade para ser modelado ou preso. Esse tipo de fio costuma ser muito oleoso e, em geral, deve ser lavado diariamente.

– 1B: um pouco mais pesado, o cabelo tipo 1B permite ter as pontas modeladas com escova, sendo mais “fácil” de lidar do que o anterior, já que permite mais variações.

– 1C: esse é um liso bem grosso e, por isso, mais rebelde. O fio 1C arma com facilidade, chegando a incomodar algumas mulheres pelo volume em excesso. Como lidar? Invista em hidratações semanais e torne o leave in o seu melhor amigo. O produto ajuda a estimular as ondas e, ao invés de tentar fugir delas, se jogue. Cabelo com volume é lindo!

Tipo 2

tipo 2

Esse tipo de cabelo não é cacheado, mas apresenta ondas leves e moderadas. Para identificá-lo, avalie se a raiz é lisa e os fios formam um “S” em vez de espirais. Para quem deseja deixar o cabelo com ondas ainda maiores ou cacheado, o recomendado é investir em cortes que dão mais volume, como em camadas e repicado.

– 2A: Costumam ser finos e fáceis de cuidar, mas cuidado: as pontas têm tendência a serem mais secas e precisam de cuidado extra. Uma opção de texturização é amassar o cabelo para intensificar as ondas, dando um ar messy e bastante estiloso.

– 2B: apresentam a raiz mais lisa e ondulações mais espaçadas, esses fios costumam ser mais ásperos e ter mais frizz. Para ajudar a formar as ondas, tenha um bom finalizador à mão para controlar os arrepiados, mas cuidado com a quantidade de produto usado.

2C: Fios mais grossos e com ondas bem marcadas e, geralmente, com mais volume. O que o difere dos próximos tipos de cabelo é que o 2C mantém a raiz lisa, enquanto os outros são totalmente cacheados.

Tipo 3

tipo3

O tipo 3 tem as ondas bem mais marcadas. Essas madeixas também são frágeis e finas, e sofrem com muito frizz em dias de umidade, mas são fáceis de modelar. Diferente dos cabelos dos tipos 1 e 2, esses tendem a ressecar mais facilmente. Isso ocorre porque a oleosidade natural dos fios demora mais a percorrer o comprimento, fazendo com que as pontas possam ser mais ressecadas. Por isso, invista em um cronograma capilar para mantê-los sempre saudáveis.

– 3A: em geral, forma cachos mais abertos e espaçados no formato de espirais. Quem tem cachos 3A pode notar diferenças de textura, sendo alguns cachos mais soltos e outros mais definidos.

– 3B: O 3B forma cachos espirais definidos por toda a extensão do cabelo. A raiz pode ser mais ondulada que cacheada.

– 3C: Cachos espirais definidos e fechados. Os cachos são densos, grossos e bem próximos. Cuidado na hora de cortar: escolher o corte certo pode fazer toda a diferença, deixando um volume e caimento lindos. Se cortados errado, podem criar o “efeito triângulo”, perdendo movimento.

Tipo 4

 tipo 4

Os cabelos do tipo 4 são crespos, com tendência a volume e mais frágeis. São cabelos que tendem ao ressecamento e, por isso, recomenda-se nutrições e hidratações.

4A: Fios bem enrolados desde a raiz formam cachos pequenos e apertados. Ganham volume com facilidade e são mais finos e sensíveis.

4B: Formam cachos bem pequenos e ganham volume com facilidade. São finos e bem frágeis, por isso devem ser desembaraçados com cuidado para evitar quebra.

4C: As mechas têm um formato em “Z”, com cachos tão pequenos que são imperceptíveis e sem definição. E por ter os fios tão juntinhos, pode encolher cerca de 75% do seu volume original. Se você prefere um volumão, experimente usar o pente garfo para, para deixá-lo ainda mais incrível.