Garantir que seu penteado dure a noite toda ou que aquele efeito esperado não fique apenas na expectativa é a função dos finalizadores, também chamados de produtos de styling. Mousse, spray fixador, gel e pomada são apenas algumas dos mais conhecidos, entre as diversas opções disponíveis no mercado.

Com tanta variedade, é normal bater aquela dúvida sobre qual e como usar. Mas, calma, esclareceremos suas principais questões e você saberá qual é o melhor para o seu cabelo, de acordo com o seu objetivo.

Mousse: Deve ser usada antes de secar o cabelo, com os fios úmidos. Ideal para as cacheadas e crespas, pois deixa a textura ainda mais definida. Para as lisas o melhor é usar o produto para fazer texturizações com bobes e modeladores de cacho.

Spray fixador: Ideal para a fixação de penteados e controlar o frizz, indesejado por muitas. Escolha de acordo com o tipo de fixação que deseja, de leve a extra forte.

Dica: não esqueça que se você pentear o cabelo depois da aplicação, o produto perderá a função e será preciso reaplicar.

Sérum: O nosso conhecido reparador de pontas. Antes de Usar antes ou depois da escova, passe apenas uma gotinha, o que já confere um ótimo resultado. Basta uma gota, mesmo que o cabelo seja comprido.

Gel: Ele havia caído em desuso, mas voltou com tudo graças à tendência dos cortes boyish. É ótimo para quem deseja um penteado clássico e retro, bem colado à cabeça ou um topete. Cuidado com o exagero, a quantidade semelhante ao tamanho de duas moedas de 50 centavos já é o suficiente e deve ser aplicada aos fios ainda molhados.

Pasta modeladora ou pomada: Esse é indicado para quem deseja fios disciplinados. Uma pequena quantidade, equivalente ao tamanho de uma moeda de 50 centavos, é o ideal para deixar os cachos feitos com babyliss e bobes soltos, mas alinhados. Ah, ele também doma o frizz!

E para quem usa os fios curtinhos? A pomada confere um volume duradouro e maleabilidade, ao contrário do gel. Outra diferença entre os dois produtos é que a pomada não deixa aquele aspecto molhado e você pode pentear sem que o penteado seja desfeito.

As cacheadas também podem: o ideal é deixar os cabelos secarem ao natural e, depois, amassá-los com um pouco do produto nas mãos. O efeito é natural e perfeito!

Pomada em pó: essa é uma grande aliada de quem tem os fios finos, o efeito é uma raiz com volume – tipo diva – na medida. Para aplicar, levante as mechas e pulverize um pouco do produto. Se preciso, desfie os fios com as pontas dos dedos.

Outro aspecto legal do produto é que ele controla a oleosidade, eliminando o brilho das madeixas. E, quando usado com moderação sobre os cachos feitos com babyliss, impede que o penteado se desfaça no meio da noite.