“Low Poo” (ou Light Poo) e “No poo” são as técnicas de cuidados com os cabelos mais populares do momento. O objetivo é usar somente produtos que, ao longo do tempo, regenerem e deixem os fios cada dia mais bem tratados.

Mas, você sabe a diferença entre elas e se os procedimentos podem realmente trazer benefícios para as suas madeixas? No post de hoje, iremos tirar todas as dúvidas de quem tem interesse nas técnicas, mas não sabe por onde começar.

O que é?

Os termos que dão nome às técnicas são de origem gringa e significam, em tradução livre, shampoo (poo), pouco (low) e nenhum (no). Ou seja: Low Poo e No Poo são técnicas que utilizam pouco ou nenhum shampoo. E por shampoo é importante entender que são aqueles que contêm substâncias nocivas à saúde capilar, como sulfatos, parabenos, parafina e alguns outros mais.

A questão é que essas substâncias não removem apenas a sujeira dos cabelos. Elas também retiram a proteção dos fios, a selagem natural, lipídios e nutrientes e, consequentemente, a maciez e a sedosidade.

Só cacheadas podem aderir às técnicas?

Não. Tanto o Low Poo quanto o No Poo são indicados para todos os tipos de cabelos, em todas as idades, e também ajudam muito no tratamento de fios quimicamente tratados.

O que acontece com as madeixas cacheadas e onduladas é que com a retirada da parafina, óleos minerais e outros elementos que fazem mal aos cabelos, os cachos “pesam” menos e, assim, ficam livres para mostrar suas curvas naturais, muito mais poderosas.

O Low Poo

A prática de Low Poo defende o uso de shampoos com agentes de limpeza de caráter leve, que não agridem a fibra capilar. Substâncias como Betaína cocamidopropyl (Anfótero) e Sulfossuccinato de Sódio de Dioctilo são mais leves, fazem menos espuma e proporcionam limpeza aos fios sem retirar a proteção natural do couro cabeludo.

A técnica também defende a utilização de produtos que não contenham em sua fórmula Petrolatos (parafina líquida, vaselina). O seu uso constante deixa o cabelo pesado e mascara a saúde dos fios. É como usar uma chapinha em um cabelo ressecado: ele tem brilho e parece saudável, mas por dentro está pedindo S.O.S.

O No Poo

Na técnica No Poo é abolido o uso de shampoos, mesmo os mais leves. Sendo assim, além dos petrolatos, é proibido usar qualquer produto (máscaras, leave in, condicionadores) que contenham silicones insolúveis em água, pois esses só são retirados do cabelo com shampoo.  A lavagem, chamada co-wash é feita com condicionadores que não contenham silicones.

No Poo significa deixar de lavar os cabelos?

Não, não! Ambas as técnicas buscam evitar o uso de produtos – shampoos, condicionadores, máscaras, géis etc, – que contenham parafinas e óleos minerais, sulfatos e parabenos. Você continuará a higienizar o seu cabelo, sempre tomando cuidado com os produtos escolhidos. Seus fios não ficarão oleosos ou sujos.

Posso usar os mesmos produtos para ambas as técnicas?

Todo o produto para No Poo pode ser utilizado pelos praticantes de Low Poo. No entanto, os produtos para Low Poo não são utilizados por quem pratica No Poo, pois possuem em sua fórmula silicones insolúveis em água que são proibidos nessa modalidade.