Os cabelos ruivos têm feito sucesso entre as mulheres ao redor do mundo. Para chegar à coloração perfeita e manter as madeixas sempre nutridas e radiantes, são necessários cuidados especiais.

Se você já pintou os fios ou está pensando em ficar ruiva, precisa conhecer bem esses passos para ter os fios avermelhados. Afinal, a cor requer manutenções frequentes e atenção redobrada no pós-coloração.

Tonalizar ou colorir?

Ficar ruiva apenas com o uso de totalizante é uma tarefa complicada. Isso por que os pigmentos são muito delicados e a cor é de difícil fixação. A não ser quem tem os cabelos bem loiros, o recomendado descolorir e, depois, tingir.

Outra recomendação muito importante: procure um profissional de confiança ou especialista em ruivos, para diagnosticar a melhor forma de colorir os fios.

Ruivo desbota mais rápido

Essa é uma realidade para quem tem as madeixas ruivas, elas perdem a pigmentação mais rapidamente. Isso ocorre por que os pigmentos avermelhados e acobreados são muito pequenos e desprendem-se do fio com mais facilidade, desbotando mais rapidamente.

Mas, calma, há ações para retardar esse processo. Invista em shampoos e máscaras específicas para esse tom de cabelo. Uma boa dica é a Red Mask, super hidratante e tonalizante, que dá força, brilho e revitaliza a cor. E o melhor, é segura para grávidas e lactantes.

Retoque

O retoque da raiz deve ser feito mensalmente ou de acordo com o crescimento do seu cabelo.

Para aquelas que evitam o compromisso de ir ao salão todo mês é importante pensar: os produtos que desaceleram o desbotamento não agem sobre a raiz escura, então, seu ruivo perfeito pode ficar prejudicado sem o retoque.

Outros cuidados

No dia a dia também é preciso ficar de olho em seus cabelos. Agentes naturais e mecânicos podem influenciar, e muito, na saúde dos seus fios coloridos e na duração da cor. O uso de um Leave In que, de preferência, tenha ação de protetor solar, como o All In BB Cream, ajuda na proteção de ambas as ações negativas ao mesmo tempo.

O Cronograma Capilar também deve fazer parte da sua rotina! Hidratações, nutrições e reconstruções irão nutrir seus cabelos de dentro para fora, deixando-os ainda mais fortes, o que também ajuda a segurar melhor a cor.

Dica bônus – e que não vale só para ruivas -: usar o condicionador da maneira correta! Isso mesmo, parece fácil, mas muita gente erra na hora de usar o produto.

O condicionador deve ser aplicado com o cabelo apenas úmido. Enxugue as madeixas com a toalha (ou uma camisa de algodão e, lembre-se, nunca esfregue os fios), para retirar o excesso de água e, aí sim, espalhe o cosmético. A verdade é que com o cabelo pingando, a cabeleira só é desembaraçada, mas não tem as cutículas tratadas e fechadas, que é a real função do condicionador. A mesma dica vale ao usar máscaras.