Seu cabelo demora a crescer ou sofre com queda excessiva? O motivo pode estar em pequenas alterações em uma das fases de crescimento do fio. O que muita gente não sabe é que o ciclo de vida dos cabelos é dividido em três etapas: nascimento, crescimento e queda. Essas etapas são bem delimitadas, acontecem individualmente e existem alguns fatores que podem interferir em seu desenvolvimento.

A primeira fase é a chamada anágena. Ela ocorre no bulbo capilar, dentro do couro cabeludo, e é caracterizada pelo nascimento e crescimento do fio, podendo durar entre 4 e 7 anos. Já a segunda fase, chamada de catágena, ocorre quando o fio começa a se projetar rumo à superfície da cabeça. É nesse momento que o cabelo se desprende do bulbo capilar, procedimento que pode durar entre 1 e 2 semanas.

Por fim, a terceira e última fase do ciclo é a telógena, que também é conhecida como fase de repouso. É no final dessa etapa que o fio finalmente cai, fazendo com que todo o interior do bulbo comece a se preparar para que o processo recomece.

Mas que fatores podem interferir em todas essas etapas de crescimento do fio? A gravidez, alguns medicamentos, o estresse excessivo e a má alimentação são as causas mais comuns da queda e dificuldade de crescimento. Além disso, problemas como caspa e oleosidade também podem alterar, principalmente, a fase dois, já que esses fatores podem obstruir os poros e impedir que os fios consigam se desprender do bulbo capilar. Todos esses problemas desaceleram o desenvolvimento da fibra capilar e devem ser investigados ao lado de um dermatologista.

Mas, a boa notícia, é que nem todos os fios estão sincronizados na mesma fase, por isso é quase impossível que todos entrem na fase telógena e caiam ao mesmo tempo.

Dica Claressence

Para cuidar dos cabelos em todas as suas fases, nossa dica é usar a linha Daily Use Detox, da Claressence. Ela cuida do couro cabeludo e dos fios, remove impurezas, controla a oleosidade e previne o aparecimento de caspa, sem causar ressecamento. Por isso, ela é a escolha ideal para quem está com problemas de crescimento capitar e precisa de um tratamento detox para fortalecer os fios e prevenir a queda.

Para mais informações, entre em contato com um de nossos distribuidores e garanta o seu kit!