As altas temperaturas e o sol forte que marcam o verão nos fazem desejar um banho de piscina ou mar, não é mesmo? Refrescar o corpo e mente na água é uma delícia, nosso corpo agradece, mas os cabelos podem sair prejudicados.

O cloro da piscina e o sal do mar, em excesso, podem danificar a estrutura das madeixas, deixando-as fracas e sem brilho. E essa não é uma realidade exclusiva da rotina de verão, pessoas que praticam esportes aquáticos, por exemplo, sofrem com esses males durante todo o ano e precisam de proteção extra para os fios.

Confira algumas dicas para manter o brilho e a saúde dos cabelos antes e depois de cada mergulho:

Não dê tempo para o cloro agir

Quanto maior a exposição ao cloro, maiores são os danos aos fios. Por isso, lave o cabelo assim que sair da piscina, antes mesmo deles secarem. Usar um shampoo anti-resíduos é uma ótima opção. E, claro, hidrate semanalmente ou quinzenalmente os cabelos, assim eles estarão sempre fortes e blindados contra danos.

Não tem tempo para hidratações toda semana? Aposte em ampolas de hidratação instantânea, como a SOS Absolut, que hidrata as madeixas em apenas 3 minutos!

Molhe o cabelo antes de entrar na piscina

É isso mesmo! Esse é um truque dos salões para amenizar os efeitos do cloro, molhar os cabelos com água (sem cloro, claro) antes de dar um mergulho. A explicação é que, dessa forma, os fios já estarão saturados com a água, evitando que a mistura com o cloro seja tão danosa.

Cuide das suas pontas

A parte do cabelo que sofre primeiro os efeitos da mistura da água com o cloro são as pontas dos fios. Se ela não estiver hidratada o suficiente, as hidratações não conseguirão reverter os danos e a única solução possível será o corte. Por isso, não abra mão de um bom reparador de pontas ou protetor solar capilar.