Quem malha ou pratica outras atividades físicas com frequência sabe que um treino intenso pode prejudicar, e muito, a vida dos fios. O suor, a forma de prendê-los, a não lavagem após a malhação… esses fatores unidos podem deixar suas madeixas ressecadas, quebradiças e sem nenhum brilho. Não adianta cuidar da saúde do corpo e prejudicar o cabelo, não é mesmo?

Confira alguns truques de mestre para manter a cabeleira protegida e saudável antes, durante e depois da atividade física.

Proteja o cabelo contra o suor antes de começar a malhar

Se você acha que os cuidados devem começar somente após o treino, errou!

Aplique um bom reparador de pontas nas madeixas para proteger a fibra capilar na hora dos exercícios. O Dry Touch Oil é um ótimo aliado: ele nutre os fios, controla o frizz e, com certeza, não vai deixar aquele aspecto pesado no cabelo.

Na hora de treinar, prenda os fios

Isso vai evitar que o comprimento tenha contato com o suor das suas costas, testa e braços. Mas, cuidado: não amarre seu cabelo em um rabo de cavalo muito apertado porque irá marcar suas madeixas.

A dica é fazer um coque alto, usando elásticos forrados com tecido, que evitarão que os fios se quebrem. Você pode também usar uma faixa de cabelo para segurar aqueles fios que insistem em ficar soltos.

Lave e hidrate o cabelo

O recomendado após o fim do treino é lavar e hidratar para finalizar os cuidados com os fios. Com a lavagem, o cabelo ficará livre dos danos causados pelo suor, fazendo com que o couro cabeludo respire livremente e receba os nutrientes necessários.

Mas, e se não der pra lavar o cabelo?

A gente sabe que na correria do dia a dia pode não dar tempo de lavar e hidratar as madeixas. O ideal é que você, pelo menos, mantenha o topo do cabelo e o couro cabeludo frescos, para evitar a proliferação de bactérias. Para isso, passe o secador rapidamente com o jato frio para eliminar o suor. Enquanto estiver secando, balance e levante o cabelo para não ficar com o aspecto “lambido” devido à oleosidade.

Abrace as ondas: depois de malhar, seu cabelo muito provavelmente não vai ficar muito liso e sim com ondas bem naturais, o que é ótimo! Amasse as pontas com as mãos e se jogue no melhor estilo messy hair!