O Cronograma Capilar (CC) é um tratamento progressivo para os cabelos, que leva aproximadamente um mês para ser completado. O processo é indicado, principalmente, para pessoas que tiveram os fios tingidos ou passados por algum processo químico.

A partir do CC, são realizadas hidratações, nutrições e reconstruções, com doses semanais de produtos e máscaras diferentes. Os resultados são cabelos muito mais saudáveis, fortes, brilhantes e macios.

Parece complicado, mas com boa vontade e seguindo corretamente os passos, você completa o tratamento e só colherá bons resultados para suas madeixas.

Como começar o Cronograma Capilar

Recomenda-se uma rotina de 3 lavagens, por semana. Sendo que em cada uma dessas será realizado uma etapa específica do CC. Saiba quais etapas o seu cabelo precisa mais e os tipos de componentes devem estar presentes nos produtos utilizados:

1 – Hidratação: A hidratação tem basicamente a função de repor a água, a umidade dos fios.  Se o seu cabelo está sem brilho e ressecado, ele precisa de hidratação. As máscaras possuem em suas fórmulas ingredientes como silicones, álcool modificado, são a base de frutas, vegetais, pantenol, glicerina;

2 – Nutrição: A nutrição tem a função de alimentar os cabelos, devolver os lipídios para os fios.  Ela é a grande responsável por dar oleosidade para os cabelos. Se o seu cabelo está com muito frizz e sem balanço, ele precisa de nutrição. As máscaras são fáceis de identificar, pois geralmente contém a palavra “óleo” no nome. Máscaras com óleos e manteigas na fórmula são de efeito nutritivo. Na etapa de nutrição abuse e use dos óleos vegetais, como de Argan, Ojon e Macadâmia;

3 – Reconstrução: A reconstrução é a etapa responsável por repor as proteínas dos fios. Se o seu cabelo está poroso, quebradiço e/ou, fino ele precisa de reconstrução. As máscaras são a base de creatina, queratina, arginina, colágeno;

Abaixo, uma tabela básica para o Cronograma Capilar. Lembrando que ela não é uma regra, você pode alterá-la de acordo com as etapas que o seu cabelo esteja mais precisando, bem como estender o período de tempo do tratamento.

 

cronograma-capilar

Imagem: Blog Patti Rodrigues