Se está pensando em mudar a cor dos fios ou é um profissional da beleza e quer se tornar um especialista em coloração, há alguns termos e conhecimentos básicos para sempre acertar na hora da coloração. Pensando nisso, reunimos os termos mais usados pelos coloristas e que você não pode deixar de saber! Confira:

Colorimetria

É a ciência que estuda as cores e suas composições, valendo para qualquer área em que as cores apareçam, como fotografia e arte digital. Já a colorimetria capilar estuda como as cores se combinam, podem refletir com a luz solar e como são neutralizadas.

Colorista

É o profissional que cuida de todas as etapas de coloração do cabelo do(a) cliente.

Mechas

É a descoloração realizada em feixes mais largos de cabelo – uma mecha, no geral, é marcada e contrasta bastante com a cor do fundo. Podem ser utilizadas sozinhas ou serem usadas em combinação com outras técnicas e cores.

Reflexos

Feixes mais claros estreitos e irregulares, espalhados por toda a cabeça. Podem ser realizados com o auxílio de papel, plaqueta ou até mesmo à mão, dependendo do resultado que o colorista e o(a) cliente quiserem obter.

Free hands

Reflexos feitos totalmente à mão. Atualmente é considerada a técnica mais customizada de todas: ao fazer reflexos free hands, o colorista cria um loiro único, desenhado especificamente para aquela cliente.

Sombré

Um efeito sombreado muito sutil, com tons pouco contrastantes, realizado em fios castanhos. O colorista pode fazê-lo aplicando o descolorante com as próprias mãos ou então utilizando pincel.

https://www.instagram.com/p/BLyhcSigGqV/?tagged=sombrehair

Mechas 3D

São mechas trabalhadas em três ou quatro cores diferentes, buscando equilibrar a imagem e criando profundidade.

Mechas californianas

São mechas com efeito natural e “ar praiano” que deixam os fios mais claros nas pontas.

Ombré hair

É aquele cabelo que tem raiz e parte do comprimento mais escuros e que, a partir do meio dos fios, começa a ficar, aos poucos, mais claro. As pontas são bem iluminadas. Seu auge foi há cerca de três anos, mas como é muito prático de se manter, continua sendo muito pedido – e feito – nos salões.

 

#Color#stylistin#Miri#balayage#ombre#ombrehair#photo#photooftheday#blond#brown#highlights❤️

A photo posted by ℋair ᗪe ℒuxe (@hair_de_luxe) on

Decapagem

Técnica que clareia os fios para a próxima coloração, retirando os pigmentos artificiais do cabelo presentes em tinturas permanentes, tonalizantes ou henna.

Neutralização

“Apagar” uma tonalidade indesejada e equilibrar o resultado final. Muito utilizada quando o loiro fica amarelado – nesse caso, o colorista passa uma coloração tom de pérola – ou na situação oposta, quando o loiro está muito frio e se quer esquentá-lo (nesse caso, a coloração escolhida é a dourada).

Apagar o fundo ou esfumar

Assim como na maquiagem, o esfumado evita que as linhas das luzes fiquem muito marcadas e aparentes, criando um efeito mais suave. Após fazer a descoloração, o profissional aplica um tonalizante da cor natural do cabelo e controla o momento em que começa a surgir um degradê entre a raiz e o comprimento descolorido. Assim que isso começa a ocorrer, enxágua e remove o produto. É uma tática muito utilizada para obter um resultado natural e mais duradouro, pois a cliente pode deixar o cabelo crescer por mais tempo sem ficar com a aparência comprometida.

Fundo de clareamento

É a cor que será revelada após a retirada do pigmento natural dos cabelos, interferindo no resultado final da coloração.

Degradê

É uma sequência de tons contínuos, onde duas ou mais cores são sobrepostas formando uma transição suave entre as tonalidades.

Pontos de luz

É quando a descoloração é feita de maneira mais focada, concentrando a iluminação em pontos bem específicos. O strobing hair [link] utiliza bastante esse recurso.

Fantasia

É a coloração em cores vibrantes, como o azul, rosa e roxo.

Tonalizante

É o produto capaz de cobrir os fios brancos e adicionar cor e brilho aos cabelos. Apesar disso, o tonalizante não é capaz de clarear as madeixas. Ele dura cerca de um mês a 45 dias e pode ser usado para criar técnicas que dão profundidade sutil ou uniformidade à cor dos fios.

Matização

Procedimento que dá cor aos fios logo após a descoloração.

Mordaçagem

Técnica que abre a cutícula dos fios para preparar o cabelo para a coloração, usada principalmente em pessoas com as madeixas resistentes à penetração da química na fibra capilar, como as que têm fios brancos.

Luzes invertidas

Técnica que consiste em fazer mechas escuras nos cabelos claros, usando o mesmo procedimento do reflexo tradicional.

Repigmentação

Processo que retoma o tom natural ou anterior dos cabelos. A técnica é muito utilizada por loiras que desejam voltar a ter cabelos nas nuances originais.

Rinsagem

Também conhecido como banho de brilho, é um tipo de coloração que não utiliza amônia, por isso seu poder de cobertura é mínimo, sendo indicado para dar brilho e realçar a cor natural das madeixas.

Strong

É uma técnica de descoloração que deixa as mechas mais largas e marcadas.

Sun Kissed

Procedimento um pouco mais suave que as mechas californianas, criando nuances mais iluminadas nas pontas dos cabelos, deixando os fios com aspecto natural.

 

Agora que você já sabe os principais termos usados pelos coloristas, confira 8 perfis incríveis no Insta para se inspirar em cores de cabelo.