Qual mulher não quer ter cabelos lindos e bem cuidados? E para alcançarem o visual desejado, muitas delas recorrem ao uso do secador, da chapinha e/ou do babyliss como aliados em suas rotinas de beleza, mas a utilização desses aparelhos sem o devido cuidado pode, a médio prazo, trazer efeitos negativos às madeixas.
Saiba observar os seus cabelos: pontas duplas e fios muito finos e quebradiços são sinais de que você tem utilizado o secador e outros aparelhos de calor mecânico da maneira errada. A ponta dupla, por exemplo, é um sintoma de que as madeixas estão enfraquecidas e perderam muita água. A explicação para isso é que grande parte da cutícula que recobre o córtex foi perdida justamente pelo uso de secador ou devido ao atrito da escova sem nenhuma proteção.
Para evitar essas consequências ou, pelo menos, amenizá-las é muito importante prestar atenção à distância de uso do secador em casa. Parece um mero detalhe, mas isso faz a diferença na saúde dos fios, sabia? O aparelho deve ficar um palmo de distância do cabelo para não esquentá-lo além do limite seguro.
Outra dica muito importante é usar um bom protetor térmico que, de preferência, tenha propriedades bastante hidratantes e, até mesmo, óleos vegetais para proteger os cabelos. Mas, atenção: o produto deve ser usado sempre com a cabeleira úmida e não o aplique na raiz!
Ainda vale mencionar que manter as hidratações em dia é muito importantes, você repõe a água e os nutrientes que os fios perdem nesses processos e nas exposições naturais do dia a dia, mantendo-os mais fortes e protegidos.