16_blog

Cada um possui uma rotina e objetivos de vida diferentes, e isso também deve ser levado em conta na hora de atuar com o chamado visagismo. Para isso, o cabeleireiro precisa fazer uma análise do cliente, identificando suas principais características físicas, para só então trabalhar o novo visual.

O trabalho deve ser personalizado, sendo preciso analisar temperamento, estilo de vida, profissão, desejos e necessidades de cada cliente. Por isso, mesmo que existam novas tendências, essa técnica tenta evitar cortes padronizados. Afinal, cada pessoa tem um tipo de cabelo, o que envolve textura, volume, cor e movimento diferentes, e um corte que cai muito bem em alguém, pode não ficar tão bom em outra pessoa.  Afinal, uma simples mudança pode nos transformar em uma pessoa mais séria, despojada, sexy, mais jovem ou mais velha, correndo o risco de não passar a imagem desejada.

Confira algumas dicas para ajudar seu cabeleireiro a escolher seu novo visual:

1 – Se você quer demonstrar segurança

Aposte em cortes com linhas verticais e retas, que garantem a sensação de personalidade forte e estruturada e são ideais para mulheres em cargos de liderança.

Se seu cabelo é super cacheado, assumir o volume também é sinônimo de segurança pessoal e de personalidade destemida.

 

2 – Se você quer demonstrar estabilidade

O cabelo com linhas retas horizontais conferem confiabilidade e positivismo, ideal para quem atua em cargos gerenciais. Tome cuidado para não deixar o visual infantil caso escolha cortar a franja em linha reta na altura da testa.

 

3 – Para quem deseja sensualidade

Os cabelos longos com ondulações são considerados os mais sensuais, além de criar ao mesmo tempo uma sensação de mistério. Só tome cuidado para que a franja não fique longa demais, criando um efeito de cortina sobre o rosto.

 

4 – Adeptas do romantismo

Os cortes estilo chanel e long bob são perfeitos para um look romântico, já que não aparenta ser muito meigo. É o ideal para mulheres maduras que não abrem mão de realçar seu lado apaixonado e positivo.

 

Curiosidade: estética e personalidade

Algumas técnicas mais avançadas também analisam a estética através da personalidade, de acordo com quatro tipos de beleza: sanguínea, fleumática, colérica e melancólica.

As pessoas de beleza sanguínea são aquelas mais enérgicas, extrovertidas e positivas, e possuem traços inclinados no rosto. Já as pessoas de beleza fleumáticas são mais calmas, tranquilas e fechadas, e geralmente possuem rostos com linhas arredondadas. As coléricas têm personalidade e temperamento forte, e caracterizam-se por linhas faciais retas e grossas. Por fim, as melancólicas são aquelas pessoas sonhadoras, introvertidas, criativas e atenciosas, apresentando linhas finas, verticais e onduladas.

A partir dessa análise é possível indicar o melhor corte, cor e textura a ser utilizado em cada pessoa.

E você, em qual delas se encaixa?