Muita gente acha que ser cacheada é muito difícil e que dá trabalho manter os fios sempre hidratados e definidos. Porém, há alguns truques para facilitar a sua vida e manter as madeixas sempre com textura e cachos perfeitos. O principal é conhecer bem o seu cabelo e adicionar alguns hábitos que selecionamos e que irão fazer a diferença na sua rotina de cuidados.

1- Na hora do corte

Se os seus fios são volumosos, não adianta fazer um corte com a base reta na esperança do cabelo ficar pesado, liso e sem volume. Ao contrário, o que você precisa é fazer um corte em camadas e aprender a distribuir esse volume ao longo do comprimento e de forma harmônica. Se os fios forem muito volumosos, o corte em camadas também funciona bem. Ele dá controle ou ainda mais volume e poder, como você preferir.

Ah, outra dica muito importante: prefira sempre os cortes a seco. Ao molhar os fios, eles ficam um pouco mais longos, ou seja, ao cortá-los assim, pode ser que o cabeleireiro tire um pouco a mais do que você desejava e tenha outro resultado quando o cabelo secar. Quando o corte é feito com as madeixas secas, esse problema não ocorre e torna-se mais fácil a visualização do real comprimento e o planejamento do corte é facilitado.

2 – Dê adeus ao pente e às escovas

Os fios cacheados podem ser extremamente finos e frágeis. Por isso: cuidado ao desembaraçá-los! A primeira coisa é saber que pentear o cabelo seco não é legal, pois isso pode quebrá-los e aumentar o frizz. O certo mesmo é ficar longe dos pentes e das escovas, usando apenas as mãos para retirar os nós com os fios úmidos ou molhados. Mas, caso sinta necessidade de usar o pente, opte por um de dentes largos, mas sempre com a cabeleira molhada e com a ajuda de um pouco de creme para pentear

3 – Cronograma capilar

Manter os fios hidratados e bem nutridos é um dos hábitos mais importantes. Seguir o cronograma capilar garante que os cachinhos estejam sempre bonitos e saudáveis.

4 – Fitagem

Fita o quê? A fitagem é uma (de várias) técnica de texturização que ajuda a definir os cachos. Como fazer:

Passo 1: Depois de lavar os fios, escolha um leave in da sua preferência. Busque usar um produto bem levinho, como o Leave In Deep Repair, que não pesa nos fios.

Passo 2: Ainda com as madeixas úmidas, coloque um pouco do leave in na palma da mão, segure uma pequena parte do cabelo e massageie várias vezes, sempre no sentido da raiz para as pontas. Por fim, amasse a mecha e passe para a próxima.

Obs: Seja qual for a técnica de finalização/texturização escolhida, faça-a sempre com os cachos úmidos. Esperar os fios secarem para depois finalizar deixa aquele aspecto pesado, além de promover a formação de frizz em excesso ao longo do dia.

5 – Vai secar os fios? Não esqueça o difusor!

Embora o ideal seja deixar os fios secar ao ar livre, por vezes, para deixar os cachinhos bonitos mais rapidamente ou para lhes dar um volume extra, o secador é essencial. Nesses momentos, evite usar o bocal normal da ferramenta, já que este concentra o ar em uma área bem pequena. Pelo contrário, prefira o difusor, que espalha o ar de forma equilibrada e difusa, promovendo o volume e deixando os cachos mais definidos e com mais volume.