Cuidar bem dos cabelos não significa APENAS investir em produtos de qualidade. Juntamente ao uso desses, há alguns hábitos simples que podem – e devem! – ser aplicados ao seu dia a dia e que realmente fazem a diferença.

Selecionamos algumas desses segredos para deixar seu cabelo lindo todos os dias:

1 – Evitar o uso de calor para finalização

Não vamos ser radicais, às vezes é preciso usar o secador e o babyliss. O ponto é o exagero, já que o calor excessivo faz mal aos fios, então deve ser evitado sempre que possível. Para quem não abre mão de cabelos com ondas, os bobes e os bigudins, por exemplo, dão um efeito muito bonito e não maltratam as madeixas.

Lembre-se: quando for usar algum aparelho de calor, como a chapinha, não se esqueça de ter à mão um ótimo protetor térmico para evitar danos aos fios.

2 – Usar fronhas de cetim ou seda

O algodão é uma fibra que retém umidade, ou seja, a fronha que você usa pode ajudar a ressecar seus cabelos. Já o cetim ou a seda impedem que isso aconteça e ainda diminui os frizz.

3- Mantenha os fios sempre limpos

Parece bobagem, mas não é. Os cabelos sujos são mais propensos a desenvolverem pontas duplas, além de ficarem ressecados. Quando você os higieniza, está repondo a umidade perdida e deixando o couro cabeludo livre para respirar e para crescer novos fios saudáveis.

4 – Nunca pule o condicionador

Muita gente acha que ao usar uma máscara hidratante não é preciso usar o condicionador. Errado. Eles funcionam de maneiras distintas, mas complementares, e esse último nunca deve ser esquecido.

O condicionador é o responsável por fechar as cutículas do cabelo, o que diminui o frizz, o ressecamento dos fios e ajuda na durabilidade da coloração. Se for hidratar, siga os passos:

1º Shampoo: higieniza e abre as cutículas para receber tratamento;

2º Máscara: Pode ser hidratante, nutritiva ou reconstrutora. Alimenta os cabelos com os nutrientes e vitaminas, restaurando sua força.

3º Condicionador: Fecha as cutículas, impedindo que a água e os nutrientes providos pela máscara sejam perdidos.

5 – De olho na alimentação

Grande parte do caminho para um cabelo lindo está diretamente ligada ao que você come. Uma alimentação balanceada pode influenciar no crescimento, no brilho e até no volume da cabeleira, sabia? Uma dieta rica em zinco, ferro, proteínas e Ômega 3 ajuda os fios a se desenvolverem mais e mais bonitos.

6 – Cuidado com a exposição ao sol

Já pensou o quanto tomar sol sem usar protetor solar, por apenas um dia, pode prejudicar a sua pele? Agora pense no que essa exposição desprotegida pode fazer com os seus cabelos. Para proteger suas madeixas contra os raios UVA e UVB, invista em um poderoso leave in com ação de protetor solar.

7 – Cabelos desembaraçados

Antes de pentear os cabelos pense no que você está fazendo, seus fios são sensíveis e devem ser cuidados com delicadeza. Procure usar um pente largo de madeira e sempre penteie indo das pontas para a parte de cima, assim você evita a quebra e o embaraçamento.

8 – Corte as pontinhas regularmente

Quem está deixando o cabelo crescer pode não gostar muito dessa ideia. Mas a verdade é que cortar um ou dois dedos a cada 8/10 semanas, ajuda os fios a crescerem mais e mais fortes. Além disso, esses cortes regulares ajudam a evitar as incômodas pontas duplas e aqueles pontinhos brancos nos fios quebradiços.

9 – Controle a temperatura da água

Como dissemos lá no início, o calor excessivo prejudica a saúde dos seus cabelos. Por isso, nada de água muito quente quando for lavá-los. Opte pela água morna, ela é ideal para hidratar e limpar a cabeleira.

10 – Saiba usar seus produtos corretamente

Se você passa o shampoo ou condicionador em toda a extensão dos fios, você está fazendo isso errado. O correto é concentrar o shampoo apenas nos primeiros centímetros do cabelo próximo ao couro cabeludo e, quando for enxaguar, deixar a espuma escorrer pelo comprimento. Acontece que a parte de baixo das madeixas não fica tão oleosa quanto no topo e, por isso, não precisam de tanto shampoo.

Dica: Não esfregue os fios com shampoo, o atrito os ajuda a enfraquecer e a quebrar.

Quanto ao condicionador, aplique-o apenas da metade dos cabelos para baixo, onde é a parte mais seca e precisa de mais atenção.